Blockchain: o livro aberto do mundo cripto

Blockchain

A blockchain nasceu junto com o Bitcoin e, até hoje, é um dos pilares da primeira criptomoeda do mundo. Mas, com o tempo, ela se tornou independente e passou a explorar outros mercados.

O que é a Blockchain?

Por definição, a tecnologia blockchain é um livro de razão pública no qual acontecem TODOS os registros transacionais de moedas virtuais, de modo que sejam confiáveis e imutáveis.

Quais são as informações registradas na blockchain?

As informações registradas são: quantidade de criptomoedas transacionadas; quem enviou; quem recebeu; data da transação; e em qual parte do livro está registrada. Tudo isso mostra o quão transparente é a blockchain. 

Em relação ao banco de dados “tradicional”, a blockchain se diferencia pelo fato de ser descentralizada, ou seja, não é controlada por autoridades, como bancos, governos, empresas ou grupos. O sistema é controlado pelos próprios participantes da rede. no caso, NÓS.

Como as informações são registradas dentro da blockchain?

O armazenamento dessas informações se dá através de um grupo de transações em blocos, o qual cada um é registrado por meio de tempo e de data e “selada” pela HASH que funciona como um cadeado, garantindo a imutabilidade dos dados. A cada novo período de tempo é formado um novo bloco de transações que se liga ao bloco anterior.

Posts Relacionados